Oficina “Identidades de gênero em dissidência: contribuições dos estudos queer para a educação nas periferias urbanas”

I Seminário Educação e Periferia Urbana receberá, no âmbito do Eixo III: Formação de Professores para a Educação nas periferias urbanas, a Ofinica intitulada “Identidades de gênero em dissidência: contribuições dos estudos queer para a educação nas periferias urbanas“. A Temática central é a distinção entre os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual, segundo os estudos queer, e o Facilitador será Georgeton Correia.

As inscrições estão abertas e voce pode realizar aqui!
Público alvo: Pessoas que atuam ou pretendam atuar em instituições de ensino em periferias urbanas
Número de participantes: 25 participantes
Duração 3:30h no dia 27 de setembro as 9h.
Objetivo: Apresentar o conceito de identidade de gênero segundo os Estudos Queer e discutir articulações com práticas pedagógicas comprometidas com o respeito às diversidades em contextos de periferias urbanas
Metodologia: A sala será organizada em semi-círculo, promovendo um ambiente de colaboração e interação entre os participantes. Dinâmica Inicial: Na entrada da sala, o mediador deixará disponíveis plaquinhas de identificação em crachás transparentes. As plaquinhas terão afirmações simples como “Eu gosto de chocolate”, “Eu já li Foucault” e “Eu me graduei na UNEB”. Haverá também uma plaquinha para quem não se identificar com nenhuma das afirmações. Os participantes escolherão uma plaquinha para se identificar e, em seguida, terão dois minutos para se apresentar e justificar sua escolha ou o motivo de não ter escolhido nenhuma. Ao final da oficina questionaremos: “como se sentiram aqueles que não se identificaram com nenhuma possibilidade disponível?” Duração: 60 minutos // Apresentação dos Conceitos: O mediador apresentará os conceitos de “Identidade de gênero”, “Orientação Sexual”, “Expressão de Gênero” e “Sexo Biológico” usando o recurso visual “Gender Bread” (https://tinyurl.com/5ycfjnfp). O “Gender Bread” é uma ferramenta visual que ajuda a explicar essas categorias de forma acessível e compreensível. Duração: 90 minutos // Estudos de Narrativas: O mediador irá distribuir 4 trechos de narrativas recolhidas por Rodrigues (2018) e pedir que os presentes se dividam em grupos para lê-los e articular com os conceitos apresentados. Duração: 30 minutos // Reflexões e Contribuições: Espaço aberto para dúvidas e reflexões sobre as aprendizagens da oficina. Duração: 30 minutos.
Descrição do conteúdo: Identidade de Gênero refere-se à compreensão pessoal e interna de uma pessoa sobre seu próprio gênero, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído ao nascimento. Nos Estudos Queer, a identidade de gênero é vista como uma construção social e subjetiva, que não se limita às categorias binárias tradicionais de masculino e feminino. Ao invés disso, os Estudos Queer promovem uma visão mais fluida e inclusiva da identidade de gênero, reconhecendo a diversidade e complexidade das experiências individuais. Essa perspectiva desafia as normas hegemônicas de gênero, propondo que a identidade de gênero é uma parte integral e dinâmica do ser humano, influenciada por múltiplos fatores sociais, culturais e pessoais. Refutando a idéia de que o gênero seja algo fixo, determinado biologicamente ou naturalmente, os Estudos Queer advogam que as identidades de gênero são produzidas e reproduzidas, continuamente, através de atos performativos, linguagem, e normas sociais. Para Butler (2018), o gênero não pode ser compreendido como algo que a pessoa “é”, mas em termos de algo que a pessoa “faz”. Dito de outra maneira, a identidade de gênero é um conjunto de atos, gestos e comportamentos que, ao serem repetidos, reiterados, criam a ilusão de uma identidade de gênero estável e coerente.

Resultados esperados: Ao final da oficina, esperamos que os participantes sejam capazes de distinguir entre os conceitos de identidade de gênero, orientação sexual, expressão de gênero e sexo biológico. Além disso, que eles sejam capazes de estabelecer relações entre esses conceitos e as narrativas de crianças em dissidência na educação pública, reconhecendo a importância dessas relações na promoção de um ambiente educacional que respeite a diversidade e a pluralidade, especialmente em contextos de educação em periferias urbanas.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2018
ODARA, Thiffany. Pedagogia da Desobediência: travestilizando a educação. Salvador: Devires, 2021. 130 p
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. Nem ao centro, nem à margem!: corpos que escapam às normas de raça e gênero. Salvador: Devires, 2020. 238 p
RODRIGUES, Alexsandro (org.). Crianças em Dissidências: narrativas desobedientes da infância. Salvador: Devires, 2018. 216 p.

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