APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Na contemporaneidade, o mundo ainda está vivendo momentos de dificuldades provocados pela pandemia do coronavírus. No Brasil, e no mundo subdesenvolvido, principalmente nas periferias urbanas, esse fenômeno tem esgarçado as desigualdades sociais, agravado os problemas socioambientais e educacionais, e redesenhado novos contornos nos espaços escolares e não escolares. Para além, em 2021, no Brasil, surge a formação do GT de Favelas e Comunidades Urbanas, em substituição ao conceito de Aglomerados Subnormais, para subsidiar o aprimoramento do Censo 2022 qe apontou aproximadamente 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas, em um total de 6,6 milhões de domicílios, com destaque para Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus). Nesse cenário, por um lado, as redes sociais de compartilhamento de aprendizagem tornaram-se prementes no enfrentamento dos desafios socioeducacionais, particularmente para os/as jovens que vivem nas favelas dos subúrbios e que enfrentam a precarização quotidiana nas suas vidas. Por outro lado, as discussões sobre a Educação em Periferias Urbanas ainda são muito tímida, com alguns debates e estudos científicos de poucos pesquisadores.
No Nordeste, desde 2013, em Rede Internacional a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e os Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) e Estudos Territoriais (PROET) vêm por meio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), liderado pelos professores Natanael Reis Bomfim e Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, desenvolvendo ações com a colaboração do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB), o Programa de Estudo Juvenis (UAb), coordenado pela professora Susana Alexandra Henriques, e o Instituto Geografia e Ordenamento do Território (IGOT/Ulisboa), com o Projeto Nós Propomos coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Claudino. Essas ações visam à formação de recursos humanos, na graduação e pós-graduação, com iniciativas em ensino, pesquisa e extensão em práticas socioeducativas de jovens em espaços escolares e não escolares das periferias urbanas, a fim de fortalecer o potencial de nucleação de grupos e de linhas de pesquisa, voltados para o estudo das políticas públicas e formação de professores da Educação Básica, no âmbito da Educação Científica, Educação Geográfica e Educação em Periferias Urbanas.
Em 2022 fundamos a Rede Nacional de Pesquisadores em Educação nas Periferias Urbanas (RENAPEP-Urbanas) com o objetivo de fortalecer identidades e visibilizar os sabres e práticas socioeducativas e culturais desenvolvidos nas periferias urbanas, bem como orientar o planejamento de políticas públicas juvenis e educacionais. No Nordeste sob a Coordenação Executiva do Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim (UNEB) e Vice Coordenação da Profa. Dra. Sílvia Letícia C. Pereira (GIPRES/SMED), contamos ainda com a participação do Prof. Dr. Raimundo Lenilde (UFPI); Norte: Prof. Dr. Carlos Jorge Paixão do Curso de Pedagogia – FAED/ICED/UFPA; Prof. Dr. Carlos Nazareno Ferreira Borgese do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas e a Prof.ª Dr.ª Nádia Maciel Falcão- do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Educação e Trabalho; Juventude, Políticas Públicas e Ensino Médio. Nordeste, para além dos pesquisadores do GIPRES, citamos o Prof. Dr. Alexandre Junior de Souza Menezes da UNIVASF – « Educação em Periferias Urbanas : Centro-Oeste, referenciamos Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG); Finalmente do Eixo Sudeste e Sul, destacamos Profa. Dra. Neiva Vieira da Cunha Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Periferias/FEBF/PPGECC/UERJ; Profa. Dra. Letícia de Luna Freire, Profa. Dra. Pâmela Esteves e Prof. Dr. Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira do Programa de Pós-graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC); Profa. Dra. Anita Loureiro de Oliveira do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto Multidisciplinar (PPGGEO/UFRRJ-IM); Profa. Andrea Coelho Lastória (USP/ELO) Prof. Dr. Alexandre Barbosa Pereira – Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Prof. Dr. Tiaraju Pablo D’Andrea da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Coordenador do CEP (Centro de Estudos Periféricos); Prof. Dr. Leandro R. Pinheiro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Prof. Dr. Rodrigo Manoel Dias da Silva – Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Surge assim, em 2024, a necessidade da realização do I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DE PERIFERIAS URBANAS: “É Nois, Propondo Cidadania e Inovação nas Quebradas!”
OBJETIVO GERAL
- Criar um espaço de intercâmbio que fomente a reflexão e discussão sobre aspectos que envolvem as concepções, princípios e diretrizes para um sistema educacional, políticas públicas e diretrizes nacionais, bem como práticas de Educação em Periferias Urbanas.
PÚBLICO ALVO
A participação está direcionada a todos (as) professores (as), pesquisadores (as) e estudantes, da graduação, pós-graduação e educação básica, militantes de movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs).
METODOLOGIA
A participação no Seminário poderá ser realizada através de cinco modalidades de atividades. Nós esperamos que a variedade de suportes de reflexão possa favorecer uma maior diversidade de intercâmbio, tais que: Conferências; presenciais com transmissão virtual buscam reunir a comunidade em geral para debater as principais questões e apresentar possíveis soluções sobre um tema dessa edição do Seminário; Painéis de debate; presenciais com transmissão virtual visam apresentar, examinar e indicar problemas e desafios, bem como possibilidades e necessidades de desenvolvimento acadêmico para a proposição do tema que o evento provoca; Comunicação oral; exclusivamente para esta modalidade, acontecerão em formato híbrido (presencial e virtual) com transmissão virtual (via Canal do GIPRES no Youtube) compreendem trabalhos de pesquisas teórica, empírica e aplicada, no âmbito da Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas escolas de Periferias Urbanas; Relatos de Experiências e Práticas socioeducativas– semipresenciais com transmissão virtual e envolvem trabalhos que se referem aos processos cognitivos e criativos, bem como aqueles de subjetivação do ensino e da aprendizagem e seus conteúdos nas diversas concepções e abordagens da Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas escolas de Periferias Urbanas; Apresentação de relatos de experiências em vídeos: serão semipresenciais com transmissão virtual e envolvem trabalhos de estudantes de graduação e/ou da educação básica, da comunidade, orientado por um professor/a, e/ou educador social e devem ser apresentados pelos (as) próprios(as) autores(as), trazendo vivências contextualizadas segundo os princípios da Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas escolas de Periferias Urbanas; 1ª mostra fotográfica – Olhares psicossociais sobre as favelas: atividade presencial e permanente direcionada aos estudantes de graduação e/ou da educação básica, da comunidade, orientado por um professor/a, e/ou educador social e devem ser apresentados pelos (as) próprios(as) autores(as), trazendo as práticas de intervenção de jovens estudantes sobre a diversidade de formas de perceber a favela, a fim de valorizar o saber do senso comum associado à dimensão do vivido nesses territórios, a partir da produção de imagens; Lançamento de Livros e apresentações culturais: serão presenciais e permanente.
Este evento é gratuito!