Normas de Submissão e Apresentação

Leia o Tutorial do Sistema de Inscrição do evento! O evento é G’RATUITO para qualquer modalidade de apresentação e participação!

Normas de Apresentação:

Comunicação oral; exclusivamente para esta modalidade, em formato híbrido (presencial e virtual) com transmissão virtual (via Canal do GIPRES no Youtube) compreendem trabalhos de pesquisas teórica, empírica e aplicada, no âmbito da Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas escolas de Periferias Urbanas; 

Relatos de Experiências e Práticas socioeducativas– semipresenciais com transmissão virtual e envolvem trabalhos que se referem aos processos cognitivos e criativos, bem como aqueles de subjetivação do ensino e da aprendizagem e seus conteúdos nas diversas concepções e abordagens da Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas escolas de Periferias Urbanas; 

Apresentação de relatos de experiências em vídeos: serão semipresenciais com transmissão virtual e envolvem trabalhos de estudantes de graduação e/ou da educação básica, da comunidade, orientado por um professor/a, e/ou educador social e devem ser apresentados pelos (as) próprios(as) autores(as), trazendo vivências contextualizadas segundo os princípios da Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas escolas de Periferias Urbanas; 

1ª mostra fotográfica – Olhares psicossociais sobre as favelas: atividade presencial e permanente direcionada aos estudantes de graduação e/ou da educação básica, da comunidade, orientado por um professor/a, e/ou educador social e devem ser apresentados pelos (as) próprios(as) autores(as), trazendo as práticas de intervenção de jovens estudantes sobre a diversidade de formas de perceber a favela, a fim de valorizar o saber do senso comum associado à dimensão do vivido nesses territórios, a partir da produção de imagens.

Normas de Submissão:

DA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Cada pesquisador poderá submeter até 2 trabalhos um como autor e o outro como co-autor. Cada trabalho pode ter no máximo 3 co-autores. Para qualquer forma de participação deverá ser enviada no formato de resumos iniciais com seguinte organização e apresentação: I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DE PERIFERIAS URBANAS: “É Nois, Propondo Cidadania e Inovação nas Quebradas!”

Os Resumos iniciais podem ser redigidos em português ou espanhol, usando o modelo (template) disponível neste link, e devem ser encaminhados em dois formatos de arquivos (Word e PDF), para o correio eletrônico resumos.sedup.urbanas@gmail.com, entre o período de 13 de junho a 15 de setembro de 2024 respeitando as seguintes regras:

  • 1º- Título do resumo (em negrito, fonte Arial, 12, maiúsculas);
  • 2º- Nome dos autores, filiação institucional (se houver) e respectivos e-mails;
  • 3º- Número e nome do Eixo Temático (ET) escolhido;
  • 4º- Resumo, em um único parágrafo, não inferior a 300 palavras e não superior a 400 palavras, contendo, obrigatoriamente, o objetivo geral, o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos), a descrição básica da metodologia, os principais resultados, parciais ou finais, e conclusões. Formato do corpo do resumo: tamanho A4, fonte Arial, 11normal (sem negrito), espaçamento entrelinhas simples, texto justificado;
  • 5º- Ao final, indicação de 3 a 5 palavras-chave.

e-mail a ser enviado com os dois arquivos (Word e PDF) anexados deve ter no “assunto” as primeiras quatro palavras do título do trabalho e o número do ET escolhido (exemplo: Formação de professores _ educação periferias urbanas_3). Tanto o arquivo Word quanto o PDF devem ser nomeados da mesma forma que o assunto da mensagem.

Pareceres serão encaminhados a autores e autoras pela Comissão de ET’s até 22 de setembro. No caso de pareceres favoráveis, um Resumo Expandido (de 03 a 05 páginas) ou um Trabalho Completo (de 05 a 10 páginas) correspondente (o que for de preferência de autores e autoras em cada caso), deverá ser encaminhado até 12 de outubro para publicação nos Anais do Seminário EPURBANAS no site da UNEB.

DA SUBMISSÃO DE VÍDEOS

A submissão de vídeos deverá ser realizada de acordo com as orientações descritas a seguir:

• Os vídeos deverão ser gravados com o celular na horizontal;

• A duração máxima de cada vídeo deve ser de 5 minutos;

• Os materiais produzidos devem ser encaminhados para o e-mail videos.sedup.urbanas@gmail.com, entre o período de 13 de junho a 15 de setembro de 2024;

• O arquivo de vídeo poderá ser enviado por meio de link do YouTube;

• Ao enviar o seu vídeo adicione, no corpo da mensagem, as seguintes informações: título do vídeo, autoria e local da experiência relatada (povoado, munícipio, estado, território);

• Ao enviar o seu vídeo é preciso anexar o Termo de Cessão de Imagem (conforme consta no Anexo 2 – Termo de Cessão de Imagem) devidamente preenchido e assinado. Cada pessoa que participar do vídeo deve preencher e assinar o seu próprio Termo de Cessão de Imagem. No caso de menores de 18 anos o Termo de Cessão de Imagem deve ser preenchido com os dados da criança ou adolescente e assinado pelo responsável legal;

• Em caso de utilização de música no vídeo é necessário cumprimento das normas de direitos autorais, seguindo a Lei nº 9.610/98 (conforme consta no Anexo 3 – Lei de Direitos Autorais), devendo-se usar apenas obras de domínio público);

Itens Recomendáveis

•          Resolução máxima: 1280×720 (HD)

•          Tela/Slides com projeção de textos BREVES, áudio da apresentação e a janela de Libras.

•          Tela/Slides com projeção de textos BREVES, com a imagem e a narração do apresentador

•          Tela/Slides com projeção de textos BREVES, com a narração do apresentador

•          Vídeo contendo somente o apresentador falando, com sua audiodescrição.

•          Recomenda-se que sobrecarregue a apresentação com imagens, pois todas DEVERÃO ser audiodescritas, o que poderá ocupar o tempo do vídeo com informações secundárias.

Recomenda-se que as Telas/Slides tenham textos com a seguinte formatação: Fonte: Arial; Tamanho mínimo: 24 pt; Fundo Claro com Textos em letras escuras; Fundo Escuro com Textos em letras Claras; Desencorajamos a utilização de Fontes Sombreadas.

ROTEIRO PROPOSTO

Os(as) autores(as) são livres para apresentar, de forma criativa, sua experiência a partir do recurso audiovisual. A apresentação no Congresso e a posterior divulgação a partir das plataformas digitais (internet) favorecerão o acesso por diversas pessoas no Brasil e no mundo. Neste sentido, é importante que algumas informações apareçam no vídeo para que seja possível a sua identificação, divulgação e, consequentemente, a valorização das pessoas envolvidas na experiência e os seus saberes.

Abaixo são apontados alguns elementos como sugestão de roteiro para elaboração do vídeo, o que auxiliará na construção da narrativa e na composição das imagens que melhor ilustrem a realidade.

1. Qual é a experiência apresentada?

2. Em que território (comunidade, município e estado) a experiência é construída?

3. Quais são as pessoas e/ou grupos e organizações envolvidas? Houve ou há participação de mulheres, juventudes, negras(os) e/ou quilombolas, associações, cooperativas na construção da experiência?

4. O que motivou as pessoas e/ou grupos a se engajarem nesta experiência?

5. Há quanto tempo a experiência é realizada no território?

6. Como a experiência foi realizada e vem se fortalecendo ao longo do tempo? Quais os próximos passos dessa experiência?

7. Como a experiência promove e/ou contribui para o avanço da agroecologia no território?

8. Quais os principais aprendizados e ganhos da experiência para a sua vida e para a transformação da comunidade?

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO AUDIOVISUAL

Para garantir uma qualidade de imagem e som na gravação do relato de experiência popular em vídeo sugerimos abaixo alguns cuidados técnicos:

• Antes de começar a gravar cheque a bateria de seu celular;

• Limpe a lente da câmera do celular;

• Mantenha o celular na horizontal durante toda a gravação do vídeo;

• Utilize algum tipo de captador de áudio, como microfone externo, de lapela ou fone de ouvido com microfone, conectado ao celular;

• Caso não possua microfone de lapela ou outro tipo de captador de áudio, procure deixar o celular bem próximo à pessoa que está falando;

• Evite gravar em local com muito vento, barulhos externos e/ou pessoas conversando;

• Fique atento(a) ao cenário: busque um local que represente a experiência contada no vídeo;

• Fique atento(a) à luz: evite gravar em local muito escuro e contra a luz;

• Busque estabilizar a imagem, utilizando as duas mãos, evitando movimentos muito rápidos e/ou bruscos com o celular;

• Lembre-se de deixar o seu celular no modo avião enquanto estiver gravando, para não receber ligações e/ou mensagens durante a gravação.

PUBLICAÇÃO DOS VÍDEOS

Os vídeos aprovados e apresentados no I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DE PERIFERIAS URBANAS ficarão disponíveis no canal da TV UNEB e no Youtube GIPRES. A publicação do vídeo somente será realizada após a sua apresentação. Serão divulgados apenas os vídeos cujos(as) autores(as) tenham assinado o Termo de Cessão de Imagem, que deverá ser enviado junto com o vídeo e devidamente assinado por todas as pessoas que dele participam

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DA SUBMISSÃO DE FOTOS

1ª mostra fotográfica – Olhares psicossociais sobre as favelas

As submissões para a 1ª Mostra de Fotografias acontecerão de 13 de junho a 15 de setembro, por meio do preenchimento do formulário disponível aqui no site do evento. São necessárias as seguintes informações sobre as fotografias no formulário de inscrição:

•          Título de cada imagem

•          Descrição de cada imagem

•          Anexo de cada imagem, que deve ter entre 5mb e 100mb.

•          Consentimento com Termos de cessão de direitos de uso das obras, disponível neste link (É importante ler o termo completo – 01 página).

Serão aceitas produções nacionais, realizadas nos últimos cinco anos. Para completar a inscrição deve-se preencher integralmente o formulário online, anexar o arquivo com ensaio fotográfico (em pasta compactada) e incluir a ficha de inscrição. (em  PDF) em email para fotos.sedup.urbanas@gmail.com.

A divulgação dos trabalhos selecionados será a partir do dia 22 de setembro de 2024.

Apenas para ensaios selecionados:

Os ensaios selecionados deverão ser encaminhados para o endereço e data a serem divulgados em breve.

O material deve conter:

– texto descritivo da exposição (em português e inglês), no máximo de 15 linhas, sendo igual ao informado no formulário online;

– fotografias (até 2 imagens, no tamanho máximo de 20cm x 25cm);

– caso haja legendas, devem ser enviadas em formato Times New Roman 12, arquivo DOC/DOCX, em português e inglês.